17 de abr de 2011

Artistas barrocos

Aleijadinho

Aleijadinho, nasceu em Ouro Preto, foi um grande escultor, entalhador e arquiteto. Seu estilo era o barroco e o rococó. Aleijadinho foi o maior expoente da arte colonial no Brasil, sendo reconhecido em todo o mundo, para alguns estudiosos Aleijadinho é o maior artista do barroco americano. Ele morreu em 18 de novembro de 1814.
Aleijadinho

Mestre Ataíde

Mestre Ataíde foi um pintor, dourador, encanador, entalhador e professor brasileiro. Foi parceiro de Aleijadinho entre 1781 a 1818. Uma da características de sua pintura era o emprego das cores vivas, e tinha mais azul que era sua cor preferida. Nos seus desenhos, anjos, madonas e os santos apresentam traços de povos africanos.



Mestre Valentim

Mestre Valentim nasceu em Minas gerais, foi um grande escultor brasileiro, também foi entalhador e urbanista no Rio de Janeiro. Mestre Valentim era mulato, seu pai era português e sua mãe africana. Ele morreu em 1813 e foi sepultado no Rido de Janeiro.

Mestre Valentim entrega o projeto doRecolhimento da Nossa Senhora do Parto a D. Luís de Vasconcelos e Sousa (João Francisco Muzzi, 1789, detalhe).


Alunas: Anna Paula, Beatriz Lopes, Inaiara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário